Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Mtb nº 0081757/SP
O Pantanal é a maior planície alagada do mundo e a área compreende dois estados brasileiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas mesmo dentro desses estados existem diversos “pantanais” cada qual com um bioma diferente. Eu tive a oportunidade de conhecer o Pantanal de Miranda, ficando hospedado duas noites na Fazenda San Francisco (www.fazendasanfrancisco.tur.br). Chegamos na fazenda por volta das 11h, vindo da capital Campo Grande e já fomos ao nosso quarto para hospedagem: rústico, mas muito confortável. Em seguida tivemos um legítimo almoço de fazenda.
Logo após o almoço fizemos nosso primeiro passeio: Chalana no rio Corixo São Domingo, onde em um trajeto de 2h total de passeio, pudemos observar a fauna local como o Gavião Belo, Gavião Preto, Jacaré e até mesmo a pesca artesanal de piranhas, para depois alimentar os gaviões e o jacaré “lulinha” (ele não tinha um braço, por isso o apelido). Nossa guia Eliane foi sensacional e nos mostrou um pouco da beleza pantaneira.
À noite, durante o jantar, também servimos de refeição aos mosquitos e pernilongos que nos atacavam de todos os lados. Por volta das 19h saímos para fazer um passeio chamado Focagem Noturna de Animais Silvestre ou simplesmente um safari noturno a bordo de um caminhão safari. Durante a noite, a luz forte que é usada na focagem reflete aos olhos dos animais.
O passeio inicia-se na sede da fazenda San Francisco com duração de aproximadamente 2 horas e meia. Percorre-se a área de produção de arroz irrigado (boa área para se avistar mamíferos) e área florestal de preservação ambiental. Avistamos vários animais tais como: jacaré, capivaras, coruja suindara, jaguatirica (apenas os olhos) e onça pintada (apenas seus movimentos de longe) e o lobinho. Depois retornamos a fazenda para descansar já que o dia seguinte reservava mais surpresas.
Acordamos para o café da manhã com o tradicional “Quebra Torto” que nada mais é do que arroz de carreteiro: isso mesmo arroz de carreteiro no café da manhã, pois os “peões” saem cedo para uma jornada pesada de trabalho e precisam ficar bem alimentados.
Após o café da manhã, saímos para um passeio chamado Safari Fotográfico com trilha do Carandá Este passeio é realizado em confortáveis carros safári. Percorre estradas entre as reservas de matas nativas e Pantanal, campos de arroz irrigado e visita a invernadas de criação de gado da fazenda com objetivo de avistar e conhecer a fauna e flora, além das atividades produtivas da fazenda. Observamos vários animais como cervo, tamanduá bandeira, capivara, jacaré, e o tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal. A trilha do Carandá passa margeando o rio Miranda.
Após o almoço tivemos um tempo bacana para ficar na piscina da fazenda conversando muito e no final da tarde saímos para mais um passeio: Trilha da Vazante com vista ao Mirante - caminhada em trilha de madeira que sobrepõe área de vazante, ora inundada ora seca, na reserva florestal da Fazenda San Francisco. Possui 900 metros de extensão e ao final encontramos um mirante com 10 metros de altura que propicia a observação da Paisagem Pantaneira.
Por fim, a noite nosso grupo fez um Luau particular, onde passamos a noite cantando, para o dia seguinte acordar e seguir viagem para Bonito.