Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Mtb nº 0081757/SP
Fui convidado pela operadora Agaxtur (www.agaxtur.com.br) para um Programa de Capacitação no Pantanal e Bonito a convite da VisitMS (wwww.visitms.com.br) e da Fundtur – Fundação de Turismo do Mato Grosso. Foram ao todo 12 agentes de viagens de todo Brasil: São Paulo, Santos, Jaú, São Carlos, Jundiaí, Porto Alegre e Porto Velho (RO). Pessoas que se tornaram meus amigos.
Na experiência proposta, chegamos de um voo São Paulo – Campo Grande e passamos um dia inteiro na cidade e meio período na volta. No primeiro dia, ao chegarmos em Campo Grande fomos recepcionados pelo Guia Carlos, e fizemos um City Tour passando pelos principais pontos turísticos. Visitamos o Mercado Municipal e pudemos observar a riqueza dos produtos típicos do cerrado, com destaque para dois produtos que mais me chamou a atenção: a Guavira, uma fruta típica parecida com jabuticaba e a Castanha de Barú, que também tem um sabor inigualável. No mercado há espaço para todos os tipos de produtos e principalmente aos indígenas que produzem e trazem para vender aos moradores e turistas.

Foto: Guavira
Após nossa visita ao Mercado Municipal fomos à Escola de Gastronomia do Senac, conhecer sua estrutura e almoçar, onde aproveitamos várias delícias, com destaque para a Costelinha de Pacú e Creme de Banana da Terra, que estavam com um sabor único.
Após o almoço fomos para a Estação Ferroviária onde tiramos a foto mais emblemática de Campo Grande, junto ao letreiro e Maria Fumaça. Em seguida fomos direto para o hotel Bahamas (www.bahamassuitehotel.com.br) onde nos hospedamos. O hotel era muito confortável e ficamos em um apartamento double deck com total infraestrutura e conforto e uma localização muito boa, próxima ao Centro.

No período da tarde, eu e meu amigo Wagner fomos caminhar pela cidade de Campo Grande. Andamos quase 7km e passamos por várias ruas e avenidas com destaque para a rua 14 de Julho. Caminhamos, tiramos fotos do relógio da cidade e da igreja Santo Antonio e retornamos ao hotel.
À noite, todo o grupo foi visitar um barzinho típico chamado Velfarre (https://sites.google.com/view/barvelfarre/home) onde provamos as delícias de Campo Grande, como o Arroz Carretero, o suco de Guavira e o prato típico de Campo Grande e Patrimônio Imaterial do município: Sobá, um macarrão tipo udon, caldo oriental, tiras de carne bovina, omelete e cebolinha.
Depois de uma noite maravilhosa, no dia seguinte caminhamos em direção ao Pantanal, mas esse destino ficará em outra matéria. Retornamos a Campo Grande no 8º dia onde por meio período ainda pudemos conhecer dois outros atrativos: o restaurante Casa Garcia, tipicamente espanhol, onde almoçamos e depois o projeto Arara Azul (www.institutoararaazul.org.br) , que envolve pesquisa, manejo e conservação da espécie Arara Azul e também de outras araras. Saímos na cidade par observar um ninho de Arara Canindé e a bióloga pode demostrar os hábitos desse lindo animal.

Por fim, retornamos ao aeroporto de Campo Grande para o fim de nossa viagem!